Como escolher um candidato “Políticas Públicas”

Por; Lenna Torquato

Eleições Municipais

O ocupante de um cargo de prefeito ou de vereador é um procurador nosso para, em nosso nome, exercer um mandato, fixando normas e diretrizes para a comunidade.

Assim, os candidatos eleitos devem estar perfeitamente sintonizados com o pensamento, as idéias, os valores do eleitor.

As eleições municipais devem marcar o início de uma verdadeira ação política em defesa dos direitos dos menos favorecidos, bem como devem assegurar os direitos de todos, enquanto fontes norteadoras dos gastos públicos em consonância com a legislação, inclusive a de responsabilidade fiscal. Mais ainda em consonância com os ditames da moral.

Já se sabe que o dinheiro gasto pelo prefeito com a concordância dos integrantes da Câmara Legislativa, isto é, dos vereadores, são originados do recolhimento de impostos saídos do bolso de cada brasileiro. O mais miserável dos brasileiros paga impostos ao comprar meio quilo de feijão, farinha, ou qualquer alimento. Os impostos são recolhidos pelo Município, pelo Estado e pela União. E estes impostos depois retornam para serem gastos, por exemplo, com a educação, com a saúde, com a feitura de estradas. É dinheiro que pertence ao povo e deve ser gasto com o povo…

O prefeito não pode gastar as verbas públicas à toa. Há toda uma legislação apontando e orientando como cada prefeito deve gastar o dinheiro do povo. Infelizmente isto não tem impedido o exercício de corruptos e corruptores que vem enchendo seus bolsos com a grana do povo. Mas se isto acontece é por que cada cidadão não está fiscalizando o que lhe pertence, o que pertence à comunidade. E o cidadão que também não fiscaliza, fica em cima do muro, exerce também um tipo de crime: o crime de conivência com os atos ilícitos de autoridades.

Quando um Prefeito ou algum de seus subordinados autoriza que um carro leve um doente para receber tratamento médico em outra cidade, ele está fazendo uso do dinheiro do povo. Estará exercendo seu dever. E aquele doente está sendo beneficiado com o seu direito de acesso à saúde de qualidade. É a nossa Constituição que garante que todos os brasileiros devem ter acesso a boa educação, a boa saúde… O prefeito não faz favor algum. Faz apenas sua obrigação. Obedece à Constituição.

Os prefeitos e vereadores eleitos farão parte da vida de todos os eleitores, mesmo os que não votaram neles. Integrarão a comunidade camocinense. Serão os protagonistas da vida de cada eleitor. Daí a importância de escolher bem em quem votar para ocupar cargos municipais. Se o eleitor souber escolher bem os candidatos, a boa gestão pública fará parte integrante de suas vidas ou através de melhor educação e saúde, de melhores oportunidades de desenvolvimento, da implementação do turismo, de políticas de preservação do meio ambiente entre outras políticas públicas.

Em política, as eleições municipais são um trampolim para  o acúmulo de riqueza à custa do povo. Mas como escolher bem candidato à prefeito e a vereador?

a)informe-se da vida passada do candidato. Examine o testemunho que ele dá em sua comunidade;

b) se ele já exerce ou exerceu algum cargo eletivo (prefeito, vereador, deputado, senador) procure se informar como votou nas questões da vida e da família;

c) verifique se o candidato está ou esteve envolvido em processo de corrupção e como se saiu;

d) informe-se sobre quem está apoiando o candidato. O adágio: “Dize-me com quem andas e dir-te-ei que és” aplica-se ao caso.

e) desconfie das campanhas milionárias. O eleito vai retirar o gasto da campanha de algum lugar. Esse lugar pode ser o seu bolso;

f) peça ao candidato que assuma um compromisso público, se eleito, de defender os seus direitos constitucionais e civis como membro de uma comunidade;

g) verifique se o candidato tem um patrimônio de acordo com seus ganhos, isto é, se depois que ele ocupou o cargo de prefeito ou de vereador o seu patrimônio cresceu como um passe de mágica. Pergunte quanto ganha o vereador e se o carro que ele usa está de acordo com seus ganhos, por exemplo.

h) finalmente dê seu voto consciente.  Exerça bem sua cidadania.  Seu voto é importante para o futuro da democracia, da vida e da família.

Diante da pressão de grupos e instituições, de corruptos e corruptores, teremos de contar com um Legislativo forte.

Sabemos que a causa dos direitos é bem mais ampla. Problemas como o de crianças constrangidas à miséria, subnutrição, fome, injusta distribuição da riqueza, salários que não são pagos em dias, as crianças abandonadas e prostituídas, as drogas, professores mal pagos, hospitais ruins… “É impossível registrar de modo completo a vasta gama das ameaças à vida humana, tantas são as formas, abertas ou camufladas, de que se revestem no nosso tempo” .

Nosso esforço é  para elegermos, desde já, representantes com formação moral que, decididamente, defendam a vida, a família, os direitos e não se deixem levar pela ação do “lobby” a serviço dos que querem implantar a “cultura da riqueza a custa da miséria do povo”.

Urge fazermos esforços para levar a todos informações que possibilitem o verdadeiro exercício da cidadania. Além disso, é preciso que o candidato assuma e cumpra o compromisso assumido na campanha política.

Não podemos continuar a assistir uma ‘farsa’: um candidato eleito que se comprometa a defender a justiça social e depois apresente projeto de lei a favor apenas dos mais ricos, dê seu voto pela aprovação desses projetos.

É importante escolher bem em quem votar. Os que já exerceram mandatos e colocaram sua aprovação nos projetos a favor da miséria do povo e os apoiados por estes, não podem merecer o voto dos que defendem a melhoria do povo.

Fonte; Como escolher um candidato

EQUIPE OLHOVIVOHOLAMBRA

olhovivoholambra@gmail.com

About olhovivoholambra

TUDO QUE SE PASSA NAS CONTAS E CAPITAL DAS FLORES HOLAMBRA

Posted on 3 de Outubro de 2012, in Uncategorized. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Coloque sua opinião aquí

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: