Dicas de Segurança Residencial – Saiba como se prevenir em Holambra!

Por: Carlos Rodrigues Costa*

O número de furtos a residências vem aumentando a cada dia, por isso resolvi relacionar algumas dicas e observações básicas de segurança que podem contribuir muito com sua prevenção, se seguidas no dia a dia. Antes de relacionar as dicas, quero reforçar que não há investimento que garanta uma segurança 100% nem mesmo a falta deste que impeça que você possa se prevenir. O que buscamos aqui são medidas que garantam uma segurança satisfatória, o que na maioria das vezes, conseguimos alcançar com baixo investimento – quando falamos de segurança residencial e pessoal – e em alguns casos conseguimos este com a simples mudança de comportamento.

A tendência do momento é o furto durante o dia, entre 07h30 e 10h e entre 13h e 16h, horário em que normalmente os moradores estão trabalhando, estudando, ou mesmo em viagem. Para a prática do furto, normalmente, há um planejamento prévio dos bandidos para levantarem informações sobre a rotina dos moradores, como: horário em que normalmente estão ausentes da casa, tipos de bens que poderão encontrar na casa, etc. Mas como se prevenir? A seguir, algumas informações importantes:

● Ao contratar qualquer serviço em sua residência, informe-se com antecedência sobre a idoneidade da empresa ou pessoa que irá prestar o serviço;

● Garanta que alguém acompanhe o serviço, mesmo que este seja apenas na área externa da residência;

● Se o serviço contratado exigir a necessidade de acesso ao interior da residência, por precaução, oculte objetos de valor que possam chamar a atenção;

● Fique atento às construções e reformas próximo a sua residência;

● Ao adquirir um novo bem para sua casa (TV, DVD, SOM, etc.) não deixe a caixa do produto exposta no lixo da rua: corte-a em pedaços pequenos e coloque-os dentro do saco de lixo;

● Fique atento com pessoas estranhas que estejam rondando a vizinhança;

● Na medida do possível, procure manter a campainha desligada ao se ausentar por um período longo de tempo da sua residência;

● Não jogue no lixo qualquer tipo de documento que contenha informações que o identifique (conta de água, luz, telefone, envelopes de correspondências onde conste seu nome completo, etc.) ou mesmo que contenham informações sobre seus hábitos (fatura de cartão de crédito, notas fiscais, comprovante de pagamento com cartão, etc.);

● Evite limpar a área externa (calçadas) com o portão aberto, estando só e em horários de pouco movimento.

Entenda porque estas dicas são importantes:

A contratação de qualquer profissional experiente e com histórico no mercado não trará nenhum problema ou preocupação para você. Todavia, a não observância sobre informações e referências sobre o “profissional” poderá levá-lo à contratação de pessoas má intencionadas que, na verdade, utilizarão da prestação do serviço como fachada pois, o objetivo destes “profissionais” pode ser apenas levantar informações sobre sua residência, bem como informações de vizinhos. As informações levantadas são, geralmente, sobre o poder aquisitivo (bens de valor fáceis de serem revendidos – TV LCD, DVD, Microondas, Aparelho de som, etc.), quais os controles da residência (alarme, cerca elétrica, fechadura, etc.) e possibilidades de serem burlados. Em resumo, o “profissional” na verdade está fazendo um estudo sobre oportunidades e riscos da sua residência para, posteriormente, agir.

A exposição de caixas de produtos eletrônicos no lixo externo poderá aguçar bandidos que estejam monitorando casas na rua, dando a noção do que ele irá encontrar no interior da residência, aumentando o risco de furtos e assaltos.

Alguns ladrões se passam por prestadores de serviço, vendedores ambulantes e até mesmo por mendigos para monitorar sua residência e de vizinhos, por isso a importância de se observar pessoas estranhas na vizinhança. Se houver suspeita, acione a Polícia Militar através do 190;

Na fase de planejamento, os ladrões costumam realizar testes através do acionamento da campainha ou interfone das residências, em horários alternados, para certificarem-se de que não há ninguém na residência, o que permite a prática do furto. Estando a campainha ou interfone desligados deixará dúvida para os bandidos sobre a presença ou não de pessoas dentro da residência.

Os bandidos também se valem de informações recolhidas através do lixo das residências para monitorar seus hábitos e ter informações sobre sua vida. Outro ponto a se preocupar é que alguns documentos com informações pessoais podem ser utilizados para falsificação de documentos e prática de fraude em seu nome.

Você se torna uma vítima em potencial quando possui hábitos como o de limpar a calçada da rua com o portão aberto, em horário de pouco movimento e principalmente estando sozinho em casa. Isso se deve ao conjunto de fatores favoráveis que possibilitam uma ação rápida e quase sempre de sucesso para os bandidos. Nestes casos os bandidos costumam utilizar o veículo da própria vítima para fazer o transporte dos objetos roubados na casa. O ideal é que quando precisar limpar a calçada, mantenha seu portão sempre fechado e esteja atento à aproximação de pessoas suspeitas.

Outras dicas

Procure conhecer e manter contatos com os seus vizinhos, bem como uma combinação de códigos de alerta entre vocês, pois isto poderá dificultar as ações de bandidos. Se possível, sempre que se ausentar por um longo período de sua residência, mantenha as portas entre os cômodos da casa trancados, pois dificultará qualquer ação de invasão. Não divulgue telefones fixos e celulares em listas de consulta pública, pois facilita o levantamento de suas informações pelos infratores. Não permita o ingresso de pessoas estranhas em sua casa: exija sempre a credencial de identificação de funcionários de empresas de energia elétrica, correios, zoonoses, etc. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa para certificar-se sobre o funcionário. Se houver suspeita, acione imediatamente a Polícia Militar.

Para estar seguro basta pensar seguro. A mudança de comportamento, pelas dicas que detalhei acima, é essencial para fazermos segurança.

Fonte: Dicas de Segurança Residencial – Saiba como se prevenir

Continue lendo;

10 DICAS PARA PROTEGER SUA CASA

DICAS IMPORTANTES DE SEGURANÇA

TELEFONES UTEIS;

GUARDA MUNICIPAL (19) 3802 1722

DELEGACIA DE POLÍCIA (19) 3802 1677

POLÍCIA MILITAR (19) 3802 1103 ou 190

EQUIPE OLHOVIVOHOLAMBRA

About olhovivoholambra

TUDO QUE SE PASSA NAS CONTAS E CAPITAL DAS FLORES HOLAMBRA

Posted on 5 de Junho de 2012, in NOTICIAS, Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink. 5 comentários.

  1. Bom dia para todos,
    Muito bom ter a colaboração do Carlos em um texto muito objetivo e que com certeza dá dicas importantes.
    Mas o mais importante é o cidadão vigilante ou vizinho observador que ajuda com a sua atenção ao que se passa na rua e toma medidas de acionar a Polícia quando vê alguma coisa diferente.
    Cordialmente, Géza

  2. pois é, a cidade padece sem uma guarda municipal equipada, com corpo jovem, conhecimento, bem paga, com viaturas equipadas, preparada para confrontos com esses marginais que não dão trégua para a pequena Holambra, e o tal monitoramento que jornais falaram, conversa, precisam de sala adequada pra isso, funcionários 24 horas treinados, e se um posto de saúde fica 2 anos em reformas imagine uma central de monitoramento.

  3. iara IP-187.35.102.127

    ola
    igraçado agora o GEZA ,ta falando pra chamar os policias ,mais para o Sr geza eles nao estao valendo nada,eai geza estes policias e das cidades vizinhas?ate entao vc fala pro quatros cantos que eles nao sao preparados nao sao equipador e nao trabalha como devia.afinal por vc nao vira o prefeito desta cidade seria uma boa voce e muito inteligente kkkk

    • iara IP-187.35.102.127

      Tania

      procure ser mais ultil antes de criticar .procure saber a razao das coisas nao seja piolho que vai pela cabeças de quem nao faz nada so critica.

  1. Pingback: A Segurança em Holambra …. como anda? « OLHO VIVO HOLAMBRA

Coloque sua opinião aquí

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: